Doses Feministas foi uma série de 21 programas curtinhos transmitidos no Instagram da Emancipa Mulher durante a pandemia global de COVID-19.
Cada episódio do Doses é um breve quadro informativo sobre temas variados e de interesse feminista. Direitos reprodutivos, racismo, saúde, violência contra a mulher e até os jogos paralímpicos renderam conversas, muitas delas com a participação de brilhantes convidadas especialistas em suas áreas.
Assista todos aqui, e siga a gente @emancipamulher!
Episódio 1
14 abril 2021
Carla Zanella, Ingra Costa e Silva, Joanna Burigo e Luciana Genro apresentam o Doses Feministas.
Episódio 2
28 abril 2021
Joanna Burigo fala com Natasha Ferreira sobre Transfeminismo e feminismo radical, vertentes feministas e o feminino.
Episódio 3
5 de maio de 2021
As palavras das mulheres revelam verdades inconvenientes sobre o poder dos homens. Nesta edição extraordinária do #DosesFeministas a advogada das vítimas de Samuel Klein, Gabriela Ribeiro de Souza, conversa com Luciana Genro e Joanna Burigo sobre o caso. Todo apoio e solidariedade às vítimas de Samuel Klein. Justiça para as vítimas de predadores sexuais.
Por questões técnicas o episódio não foi gravado.
Episódio 4
26 maio 2021
Carla Zanella fala com Raíssa Kist sobre menstruação, dignidade menstrual, pobreza menstrual e feminismo.
Episódio 5
09 junho 2021
Ingra Costa e Silva fala com Fernanda Martins sobre feminismo transnacional e a luta das mulheres como ferramenta para a ruptura de fronteiras.
Episódio 6
23 junho 2021
Joanna Burigo fala com a jornalista Carol Anchieta sobre Afrofuturismo.
Episódio 7
07 julho 2021
Carla Zanella fala com Fran Rodrigues sobre o Julho das Pretas, atividade conjunta no mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher Afro-Latino Americana e Afro-Caribenha.
Episódio 8
21 julho 2021
Carla Zanella e Joanna Burigo apresentam o curso Lélia González Emancipa Mulher e falam sobre a trajetória da intelectual e ativista brasileira.
Episódio 9
11 agosto 2021
Carla Zanella fala com Fernanda Machado sobre a necessidade de conversa e de escuta nos coletivos de mulheres.
Episódio 10
25 agosto 2021
Ingra Costa E Silva fala com Bárbara Rodrigues sobre o Agosto Laranja, mês de conscientização sobre a Esclerose Múltipla.
Episódio 11
8 setembro 2021
Joanna Burigo fala com Fernanda Vicari sobre os Jogos Paralímpicos de Tóquio, a melhor campanha das atletas brasileiras de todos os tempos, e a crítica feminista ao modelo social da deficiência.
Episódio 12
30 setembro 2021
Ingra Costa e Silva fala com Gisele Domingues sobre o Dia Latino-Americano e Caribenho pela Descriminalização do Aborto, sua importância, e que lutas são travadas pelas mulheres ao debater essa pauta.
Episódio 13
15 abril 2022
Carla Zanella conversou com a pesquisadora da Flacso UY, Izabel Belloc, sobre o processo eleitoral brasileiro.
Episódio 14
16 abril 2022
Ingra Costa e Silva conversou com a pesquisadora da UFRGS Andressa Duarte sobre gênero, raça e sexualidade nos legislativos.
Episódio 15
17 abril 2022
Joanna Burigo conversa com a presidente da Rede Trans Brasil Tathi Araujo sobre participação LGBTI+ na política.
Episódio 16
26 abril 2022
O primeiro do nosso especial BBB e Masculinidades foi com a Carla Zanella, que falou sobre patriarcado.
Episódio 17
26 abril 2022
O segundo do nosso especial BBB e Masculinidades foi com Ingra Costa e Silva, que falou sobre brotheragem.
Episódio 18
26 abril 2022
O terceiro do especial BBB e Masculinidades foi com Joanna Burigo, que falou sobre BBB, masculinidades e os significados dos termos “gaslighting“, “mansplaining” e “manterrupting“.
Episódio 19
6 julho 2022
O primeiro episódio do especial #DireitosConquistadosPeloFeminismo foi com Joanna Burigo, que vai falou sobre a Lei do Feminicídio. A lei 13.104/15 alterou o Código Penal brasileiro ao introduzir um qualificador na categoria de crimes contra a vida e alterar a categoria dos chamados crimes hediondos, acrescentando nessa categoria o feminicídio. A pena para crimes de feminicídio pode chegar a 30 anos de prisão.
Episódio 20
6 julho 2022
O segundo episódio do nosso especial #DireitosConquistadosPeloFeminismo foi com a Carla Zanella, que falou sobre o direito à educação infantil e o feminismo. A Constituição Brasileira garante às trabalhadoras e trabalhadores o direito à creche e educação infantil para os seus filhos. O Estatuto da Criança e do Adolscente e a Lei de Diretrizes Básicas garantem a educação infantil como direito das crianças, não sendo obrigatória a matrícula, entretanto, obrigatória é a vaga caso a família queira acessar a educação infantil. Mas como faltam tantas vagas nas creches e pré escolas brasileiras? Nesse episódio falamos um pouco mais sobre como o movimento de mulheres foi protagonista para conquistar esses direitos.
Episódio 21
6 julho 2022
O último do nosso especial #DireitosConquistadosPeloFeminismo foi com a Ingra Costa e Silva, que falou sobre a Lei Maria da Penha. Você sabia que uma mulher precisou ficar paraplégica após sofrer violência marido e fazer da sua dor luta pra gente avançar nas políticas sobre violência contra a mulher?