Laudelina de Campos Melo

Laudelina de Campos Melo

O Curso Laudelina de Campos Melo é a pedra fundamental da Emancipa Mulher. O curso apresenta ações e teorias produzidas em diversas épocas e localidades, por mulheres negras e brancas contemporâneas. No primeiro e maior módulo, traçamos históricos e histórias das lutas e movimentos de mulheres e negritude. O curso segue a partir daí, também em módulos dedicados a aprofundar e aplicar aprendizados feministas e antirracistas nas searas do trabalho, corpo, masculinidades e saúde

Curso criado por Winnie Bueno e Joanna Burigo, e atualizado por Joanna e Carla Zanella. Cartilha desenvolvida por Joanna Burigo. Professoras desta versão do curso online: Carla Zanella e Joanna Burigo.

FAÇA O CURSO ⬇️

O curso conta com material didático dedicado. Acesse sua Cartilha Laudelina de Campos Melo antes de começar!


Extra! Extra!

Carla e Joanna te convidam para o curso Laudelina de Campos Melo da Emancipa Mulher.

Espalha a notícia e esse vídeo!?


Carla e Joanna anunciam o lançamento do curso Laudelina de Campos Melo, gratuito e disponível online para todas, todes e todos. Vem com a gente estudar feminismo antirracista, e compartilhe nossos vídeos!


Como fazer esse curso?

Neste vídeo curtinho Carla e Joanna dão algumas dicas de como usar o combo de aulas online + cartilha Laudelina de Campos Melo. Assista e compartilhe!

Orientações dadas e a cartilha em mãos: vamos fazer o curso? ⬇️

O que é a cartilha Laudelina de Campos Melo?

Neste vídeo curto Carla e Joanna te explicam, e mostram como ela pode ser usada. Assista e compartilhe!


Nesta breve apresentação, Carla e Joanna explicam o que é a Emancipa Mulher, e como o Curso e Cartilha Laudelina de Campos Melo funcionam, em preparação para as aulas a seguir. Vamos estudar juntinhas?


Começou o curso!

Nesta aula introdutória, Carla e Joanna contam quem foi Laudelina de Campos Melo, e falam mais sobre como o feminismo antirracista da Emancipa Mulher se inspira nela e nas outras mulheres que compõem o curso e cartilha Laudelina. Além disso, nossas duas professoras também oferecem definições de conceitos e palavras-chave que compõem este curso, bem como introduzem as perspectivas teóricas que informam nossa pedagogia. Raça, gênero, machismo e misoginia, patriarcado e feminismo, a ordem de gênero e interseccionalidade são alguns dos termos que elas explicam nessa sessão. São quase 22 minutos de muita informação, conteúdo e animação da nossa dupla dinâmica. Bora assistir?


No Módulo 1: Históricos e histórias percorreremos narrativas e fenômenos ocorridos no Brasil, Estados Unidos e Europa, e em mais de uma cronologia, refletindo acerca dos marcos, ideias e movimentos feministas, de mulheres, de negras e negros. Assista a Joanna e Carla lecionando a parte 1 de 3 desta aula, no vídeo abaixo, que tem pouco mais de meia hora.


Na parte 2 de 3 do Módulo 1: Históricos e histórias, Carla e Joanna seguem  percorrendo narrativas e fenômenos ocorridos no Brasil, Estados Unidos e Europa, e em mais de uma cronologia, refletindo acerca dos marcos, ideias e movimentos feministas, de mulheres, de negras e negros, com ênfase nas ditas “ondas feministas”. Assista abaixo (cerca de 30min).


Na parte 3 de 3 do Módulo 1: Históricos e histórias, Carla e Joanna continuam percorrendo narrativas e fenômenos ocorridos no Brasil, Estados Unidos e Europa, e em mais de uma cronologia, refletindo acerca dos marcos, ideias e movimentos feministas, de mulheres, de negras e negros, com ênfase nos movimentos negros. Assista abaixo (cerca de 30min).


Neste vídeo curtinho, Joanna e Carla lançam uma série de perguntas e sugestões de atividades para se pensar no mundo do trabalho pela perspectiva feminista antirracista. Aqui constatamos a desvalorização do trabalho dito reprodutivo, bem como diferenças laborais entre mulheres. Além de direitos, articulamos também alguns dos impactos individuais das opressões sociais que têm como eixo gênero e raça. Bora refletir sobre quais corpos são mais ou menos valorizados no trabalho, e por que?

Mais um vídeo curtinho em que Joanna e Carla lançam perguntas e sugestões de atividades para se pensar nos nossos corpos pela perspectiva feminista antirracista. Aqui, situamos corpos como sendo categoria central de nossa análise interseccional de relações sociais de poder, e ressaltamos a existência da criação de imaginários sociais, a partir do conceito de Imagens de Controle, consolidando gênero e raça como marcadores fundamentais de experiências de privilégio e opressão. Vamos juntas refletir sobre como nossos corpos são tratados como imagem, e como estas imagens preenchem imaginários sociais sob a luz do pensamento de Patricia Hill Collins?


Outro vídeo pequeno em que Carla e Joanna falam sobre masculinidades e feminilidades como linguagens relacionais, sob a luz do pensamento de RW Connell, que nos apresenta os conceitos de masculinidade hegemônica, masculinidade subordinada e feminilidade enfatizada, como partes do que a autora chama de ordem de gênero. Aqui constatamos que o masculino e o feminino não são essência, e sim sistemas simbólicos atravessados por relações patriarcais de poder, e compreendemos gênero como sistema sócio político relacional e resultante de dominação masculina. Homens podem ser feministas? Vamos juntas refletir sobre algumas questões polêmicas!


No vídeo e módulo finais do nosso curso, Carla e Joanna dão um panorama sobre várias questões de saúde a partir da perspectiva feminista antirracista, pensando em saúde e políticas públicas, saúde integral, saúde como direito, e direitos reprodutivos. Nota de agradecimento para Angela Davis e Luciana Genro, grandes ícones, inspirações e possibilitadoras do curso que você está assistindo. 


Sobre o curso: 

Teve início em 2017, em Porto Alegre, RS, o Curso Laudelina de Campos Melo, o primeiro da Emancipa Mulher – Escola de Formação Feminista e Antirracista. A Escola foi idealizada em 2016 por Luciana Genro, que decidiu adicionar um projeto de educação feminista e antirracista pautado em formulações teóricas sobre gênero e raça à já existente estrutura de educação emancipatória, popular e gratuita da ONG Emancipa Porto Alegre, que preside. 

O Laudelina foi criado e ministrado por Joanna Burigo e Winnie Bueno, e atualizado em 2018, quando passou a ser ministrado por Joanna e Carla Zanella. Ele é o curso principal da Emancipa Mulher, Luciana Genro também ministrou várias aulas, e o curso ainda contou com a participação de professoras convidadas. 

O curso é a pedra fundamental da Emancipa Mulher. Nosso feminismo é investido na consciência interseccional que, como ensina uma de suas mais reconhecidas proponentes, Kimberlé Crenshaw, nos permite reconhecer e fundamentar as diferenças entre nós. A construção do conhecimento abarca o compartilhamento de saberes teóricos, e ao final dele, cursistas devem compreender a centralidade do corpo e da linguagem nas reflexões críticas sobre gênero e raça.

Classe e raça são experienciados por mulheres de formas diferentes, e Laudelina de Campos Melo lutou durante parte significativa de sua vida pelo fim da precariedade do trabalho doméstico, ocupado por uma maioria de mulheres negras brasileiras por gerações. Nosso propósito é honrar seu legado e o das mulheres cujo trabalho está citado e constitui o nosso curso. 

A Emancipa Mulher visa construir processos de formação com embasamento teórico que fortaleçam a participação e engajamento nos movimentos e ações políticas de mulheres. As ferramentas que estudamos no curso, dentre outros efeitos, podem e devem nos equipar para fazer leituras feministas antirracistas da sociedade, com rigor, atenção ao outro e ao contexto, e com memória. 

O feminismo que queremos ver potencializado promove e luta por direitos, emancipação e autonomia, é propositivo na criação de mudanças sociais e culturais, e reverbera vozes historicamente silenciadas, para que todas as mulheres nos reconheçamos e sejamos reconhecidas como protagonistas de nossas próprias existências. 

Por isso, o Curso Laudelina Campos de Melo pode ocorrer sem a presença das professoras da Emancipa Mulher. 

Usando as informações contidas nesta página dedicada + a Cartilha Laudelina de Campos Melo, você também pode fazer uma edição. 

Confira aqui as galerias de fotos das edições presenciais em:

2017


2018


2019