A Emancipa Mulher, escola de formação feminista e antirracista, promove neste mês de março o curso Nós Estamos Juntas, voltado para o combate à violência contra a mulher. Com a participação da deputada Luciana Genro (PSOL), fundadora da organização, o curso pretende abordar as origens da violência machista na sociedade e informar acerca de como identificá-la e combatê-la.
Com duração de 4 horas, a formação irá abordar ainda como reconhecer um relacionamento abusivo e onde buscar auxílio para sair dessa situação. Luciana Genro irá falar sobre o tema “Violência contra mulher: um problema histórico e político”, ao lado de Carla Zanella, coordenadora da Emancipa Mulher.
Em seguida, a aula “Aprenda a identificar e combater a violência contra a mulher” terá como ministrantes a advogada feminista Gabriela Garibaldi Schilling, a assistente jurídica Fran Rodrigues e a psicóloga feminista classista Ana Maria Bercht.
A Emancipa Mulher é um núcleo do Emancipa, iniciativa de educação popular fundada no Rio Grande do Sul por Luciana Genro. Dentre as ações realizadas pela Emancipa Mulher estão a realização de cursos, formações e assistência jurídica e psicológica para mulheres vítimas de violência doméstica ou de gênero.
O curso é gratuito e ocorrerá no dia 30 de março, das 14h às 18h, na Sede do Emancipa – Rua Riachuelo, 1339, sala 1001, Porto Alegre. Não é necessário inscrição prévia para participar.