A escola

Nossa História

Em 2017 teve início, em Porto Alegre, RS, Brasil, a Emancipa Mulher – Escola de Formação Feminista e Antirracista. A Escola foi idealizada por Luciana Genro, Deputada Estadual pelo PSOL-RS, que após completar a leitura do livro Mulheres, Raça e Classe, da professora, ativista e filósofa Angela Davis, decidiu adicionar um projeto de educação feminista e antirracista à já existente estrutura de educação popular e gratuita da ONG Emancipa/Emancipa Cursinho Popular pré-Universitário Porto Alegre, que ela preside desde a fundação, em 2011. 

Luciana Genro, Winnie Bueno, Joanna Burigo; Marcus Viana; participantes do lançamento da Emancipa Mulher; Porto Alegre. 20 de março de 2017. Clique aqui para ver mais imagens deste evento.

A ideia foi consolidada em articulação com Winnie Bueno e Joanna Burigo que, ampliando o escopo teórico a partir de, e em referência à obra de Angela Davis, elaboraram e ministraram a primeira edição do Curso Laudelina de Campos Melo; já no primeiro ano foram realizados Projetos além do curso. Em 2018 Carla Zanella passa a integrar a  equipe de coordenação da escola. Ingra Costa se junta em 2020. O time conta também com a assessoria jurídica da voluntárias Gabriela Garibaldi e com a participação, pontual ou perene, da nossa comunidade de cursistas, professoras e colegas, participantes, convidadas e organizadoras de eventos internos e externos, designers, webdesigners e tantas colaboradoras que fazem da Emancipa Mulher um espaço cada vez mais articulado de resistência e estratégia feminista e antirracista.

Com nossos Cursos e Projetos visamos fomentar leituras e práticas sociais e políticas feministas e antirracistas. Nossa primeira aula aberta, em 29 de abril de 2017, foi no Sindisprev-RS (Porto Alegre) e se chamou Onde o feminismo encontra a resistência contra o racismo. A aula, ministrada por Winnie Bueno, Joanna Burigo, Luciana Genro e convidadas, contou com a participação cerca de 200 mulheres, mais de cem das quais se matricularam lá mesmo para as duas turmas da primeira edição do curso Laudelina de Campos Melo, que ocorreu de maio a outubro. 

Sem título

Participantes da aula inaugural da Emancipa Mulher; Porto Alegre; 29 de abril de 2017, com Winnie Bueno, Luciana Genro, Joanna Burigo e Mariana Riscali. Passe para o lado para ver mais imagens deste evento.

As aulas das primeiras duas turmas do Laudelina aconteciam em sábados intercalados; além disso, na primeira metade de 2017 as sessões ocorreram em um auditório concedido pelo ex-Governador do RS, Tarso Genro, e na segunda metade do ano na sede do GEEMPA, por oferecimento da icônica educadora e política gaúcha Esther Grossi. O ano letivo encerrou com a Aula Aberta Feminismo e as Divas Pop, que você pode assistir aqui – e o evento final foi o debate Diálogo e Tensões entre Gerações Feministas, no Memorial Luís Carlos Prestes. 

Iniciamos 2018 no Memorial de novo, desta vez com o Painel Mulheres e Arte. Em março, poucos dias depois do brutal e ainda não solucionado assassinato da vereadora pelo PSOL-RJ Marielle Franco, lotamos o Teatro de Arena, em Porto Alegre, com a Arena Feminista – evento que reuniu ativistas para amplos e ricos debates que você pode assistir aqui. Em abril organizamos o evento Pensando a Cidade Por e Para Mulheres, e ao longo do ano entregamos mais uma edição do Laudelina, ministrada por Carla Zanella e Joanna Burigo – e também a Aula Aberta Calibã e a Bruxa com Luciana Genro, e o cine-debate Chega de Fiu Fiu. 

Priscila Fróes e Daiana Santos; participantes da Arena Feminista; Porto Alegre, 13 de março de 2018.
Clique aqui para ver mais imagens deste evento.

Além disso, percorremos o RS entre agosto e outubro promovendo discussões com cinco mil mulheres no ciclo de conversas #FeminismoEmDebate, e finalizamos um ano repleto de ação feminista com o painel Mulheres, Resistência e Luta. 

Carla Zanella, Joanna Burigo, Luciana Genro, Fernanda Pinto; Patrícia Ketzer, Carla Zanella, Mãe Carmem, Ingra Costa e Silva, Edivânia Rodrigues, Joanna Burigo e Luciana Genro, participantes dos eventos #FeminismoEmDebate em Pelotas e Passo Fundo, em 2018. Clique aqui para ver mais imagens destes eventos.

2019 iniciou com aulas sobre Machismo e Assédio ministradas por Joanna Burigo e Nina Becker, e logo depois oferecemos a Aula Aberta de Defesa Pessoal, com Juliana Campos e Danielle Pinho – e as duas voltaram mais tarde, no meio do ano, para o Curso de Defesa Pessoal na escola, que em 2019 passou a ter sede. Neste ano começamos também a oferecer assistência jurídica, por sugestão da ex-cursista e voluntária Tainah Mota do Nascimento e da advogada Gabriela Garibaldi. As aulas abertas de 2019 foram Divas Pop e Feminismo, que voltou por demanda popular, e As Asas de Malévola, que oferece um olhar feminista sobre o cinema, ambas com a professora Joanna. Em Passo Fundo, Ingra Costa e Carla Zanella fizeram a aula Mulheres, Raça e Classe, que aconteceu em outras cidades do RS. Ainda em 2019 entregamos duas versões do curso Laudelina de Campos Melo – uma delas, como formação de novas professoras. O evento de encerramento do ano foi com nossos colegas do Emancipa Cursinho Popular pré-universitário no Centro de Artes Jardim de Inverno, com show da Camila e A Ponte, e cerveja oferecida pelas gurias da Macuco.

Convites para a última aula presencial antes da pandemia, e para a primeira aula online da pandemia: as Aulas Abertas  Lorena Vicente, com Luíza Eduarda dos Santos, e Gravidez na Pandemia, com Carla Zanella

2020 começou com a Aula Lorena Vicente, ministrada por Luíza Eduarda dos Santos, jornalista transfeminista que cursou o Laudelina e nossa formação de professoras. Em março, nossas atividades presenciais foram paralisadas por causa da pandemia de Covid-19. Felizmente, o lançamento da Cartilha Laudelina de Campos Melo, que já estava agendado para 2020, pôde acontecer pela combinação de eventos online e envio de mais de cinco mil unidades para todo o território nacional! Saiba mais sobre a Cartilha Laudelina aqui. No Dia das Mães 2020 a professora Carla estava grávida, e fizemos uma aula especial para compartilhar informações sobre saúde e direitos das gestantes durante esta fase tão desafiadora – assista aqui. Em novembro foi ao ar o Curso Feminismos Cruzados idealizado pela nossa coordenadora Carla Zanella e ministrado por Carla Zanella,  Joanna Burigo e Luciana Genro – que ganhou edição editada, e você pode cursar aqui mesmo!

2021 abriu com a Aula Aberta Feminismo e Gênero da professora Joanna. Neste ano, ainda marcado pelo distanciamento social induzido pela pandemia, foi também lançado nosso programa de IGTV, #DosesFeministas, em que até hoje seguimos oferecendo doses de feminismo sobre o cotidiano no nosso Instagram. Em agosto, oferecemos o curso Emancipa Mulher Lélia González, de edição única, que surgiu por sugestão – e doação de material didático de nossa cursista Simone Ramos, voluntária da ONG Sempre Mulher — Instituto de Pesquisa e Intervenção sobre Relações Raciais. No 20 de setembro deste ano a professora Carla mediou o debate online A História que a História Não Conta, e logo depois disso, e até novembro, fizemos uma edição online do Laudelina, com alunas do Brasil inteiro; esta foi a primeira vez que cursistas participaram do Laudelina tendo a Cartilha Laudelina como material didático.

Turma Lélia González Emancipa Mulher – continuamos firmes na educação feminista e antirracista durante a pandemia!

O Curso Laudelina de Campos Melo é pedra fundamental da Emancipa Mulher, e homenageia esta importante figura da História Brasileira. Em 2022 Laudelina foi inscrita no Livro de Heróis e Heroínas da da Pátria, por ter lutado durante parte significativa de sua vida pelo fim da precariedade do trabalho doméstico, ocupado por uma maioria de mulheres negras brasileiras por gerações. Laudelina foi fundadora dos primeiros sindicato e associação das domésticas do País, e apoiou ações educativas e atividades de estímulo à solidariedade entre trabalhadoras para avanços na conquista de direitos. Nosso propósito é honrar seu legado, e o de mulheres que ampliam conhecimentos e práticas sociais e políticas em questões de gênero e raça, enriquecendo processos pedagógicos sobre estes temas. 

Em 2022, com Laudelina Heroína da Pátria, celebramos nosso quinto aniversário. Abrimos as atividades do ano com a Aula Aberta 90 Anos do Voto Feminino no Brasil – que foi posteriormente transformada em três episódios do #DosesFeministas. Você pode assistir a aula aqui, e os episódios em @emancipamulher no Instagram.  O Carnaval fora de época em Porto Alegre foi celebrado pela Emancipa Mulher com o gratificante convite feito pela escola Imperatriz Dona Leopoldina, que levou para a avenida o combate a violência doméstica, com o samba enredo: Me Respeita!, nós organizamos a ala As Feministas, e a escola ficou entre as campeãs, ocupando o terceiro lugar. Em julho realizamos mais uma edição do curso Laudelina – desta vez presencialmente, depois de tanto tempo longe. Estamos estabelecendo parcerias com a Rede Municipal e Estadual de Educação, para levar o combate a violência contra mulher para as escolas.. Também estamos trabalhando em colaboração com a Boleto+1,  rede de apoio mútuo e suporte financeiro-afetivo entre mulheres, pessoas trans e travestis, em projetos de educação feminista para a comunidade. E passamos os últimos seis meses trabalhando neste site, para que o maior número possível de mulheres possa acessar e compartilhar nosso conteúdo de educação popular feminista e antirracista. 

Acompanhe tudinho na seção Novidades, e também entrar na nossa rede preenchendo o formulário, ou nos mandando um WhatsApp.

São cinco anos de cursos e projetos que oferecem formação com embasamento teórico para fortalecer a participação e engajamento nos movimentos e ações sociais e políticas. Nestes cinco anos estivemos em muitas localidades, trocando conhecimentos com muita gente, fortalecendo redes feministas e antirracistas. Nossa escola foi idealizada, construída e consolidada durante um período crítico da História do nosso País, particularmente marcado por avanços fascistas, capacitistas, machistas e racistas, e contrários aos povos originários e às pessoas LGBTI+, sobretudo no âmbito institucional. A força da educação popular e o entusiasmo da nossa comunidade são causa e efeito um do outro. Em nossos encontros virtuais ou corpo-a-corpo temos encontrado jeitos de, juntas, dar vazão a perspectivas feministas e antirracistas, para que sejam cada vez mais reconhecidas usadas para a formulação de reflexões sociais, para a feitura de políticas públicas, ou mesmo nas relações interpessoais. 

Esperamos que você se junte à nós nesse processo de emancipação feminista antirracista. Conheça nossos Cursos e Projetos. Siga a gente no Instagram e no Facebook. Entre em contato para acompanhar nossas novidades e participação em ações externas. Estamos sempre prontas para debater e estimular alianças feministas e antirracistas pela via da educação. 

Quem Somos

Conheça a equipe da Emancipa Mulher


Luciana Genro

Fundadora

Luciana Genro é idealizadora, fundadora e presidenta da Emancipa Mulher. Também fundadora do Emancipa, cursinho gratuito preparatório para o vestibular e ENEM para jovens de baixa renda. É advogada com pós-graduação em Direito Penal e mestra em Filosofia do Direito na USP. Com mais de 30 anos de militância, foi deputada estadual e federal. Disputou por duas vezes a prefeitura de Porto Alegre. Em 2014 foi candidata à presidência da República pelo PSOL, conquistando 1.612.186 votos. Atualmente exerce seu terceiro mandato como deputada estadual, retornando à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.



Carla Zanella

Coordenadora e Professora, 2018-presente

Coordenadora e professora da Emancipa Mulher, socióloga e graduanda em ciências jurídicas e sociais, ambas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ativista feminista e antirracista, é membro da executiva nacional de mulheres do PSOL.



Ingra Costa e Silva

Redes e Professora, 2020-presente

Professora e social media da Emancipa Mulher, jornalista, especialista em Jornalismo em Mídias Digitais e em Ciências Sociais e mestranda em Ciências Humanas. Militante do movimento de mulheres e LGBT, filha de axé e pesquisadora sobre gênero e religiosidades de matriz africana.



Joanna Burigo

Coordenadora e professora, 2017-2022

Joanna Burigo foi coordenadora e professora da Emancipa Mulher entre 2017 e 2022. Professora do MBA em Diversidade da Universidade La Salle, e editora do selo CDMJ na Editora Zouk – que em 2022 lançou seu primeiro livro autoral, Patriarcado, Gênero, Feminismo. Concluiu seu MSc em Gênero Mídia e Cultura pela London School of Economics em 2012, é colunista e membra do Conselho Editorial do Portal Catarinas.



Winnie Bueno

Coordenadora e professora, 2017

Winnie Bueno foi coordenadora e professora da Emancipa Mulher em 2017. Ìyálorixá, bacharel e mestre em Direito, é doutoranda em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Fundadora da WinnieTeca, plataforma de doação de livros para pessoas negras, é autora de Imagens de Controle: um Conceito do Pensamento de Patricia Hill Collins (Editora Zouk, 2020). (Imagem de Mariana Villa Real)


por ai

Por aí

namidia

Localização


google map embed code generator